
Cristina Almeida recebeu o Prêmio Internacional COP30 como reconhecimento à sua luta incansável pela limpeza do Rio Oiapoque, fronteira com a Guiana Francesa. A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal de Santana, e contou com a presença de autoridades locais, representantes de organizações ambientais do estado do Amapá e convidados especiais.
O Prêmio Internacional COP30 é organizado pelo Instituto Internacional de Comunicação e Proteção da Amazônia (ICDAM), e visa reconhecer e valorizar as pessoas que dedicam suas carreiras à preservação da Amazônia e ao desenvolvimento sustentável da região.
Enquanto presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa do Amapá, Cristina Almeida trabalhou em estreita colaboração com a Marinha do Brasil e autoridades da Guiana Francesa para superar obstáculos legais e garantir a coleta de lixo no Rio Oiapoque, especialmente do lado brasileiro.
Cristina agradeceu a homenagem, parabenizou os organizadores e destacou a importância da colaboração internacional para proteger o meio ambiente.
“Para mim é uma honra ser lembrada neste momento tão pertinente em que o mundo se prepara para a COP30. Parabéns aos organizadores do evento. Este prêmio é um lembrete de que devemos continuar trabalhando juntos para proteger nossos rios, nossa Amazônia amapaense e o nosso Planeta para gerações futuras”, destacou.