
Cristina Almeida recebeu uma homenagem da Academia Amapaense de Letras como reconhecimento e agradecimento pelo trabalho de promoção à literatura amapaense e valorização da cultura negra. A cerimônia de entrega da Moção Honrosa aconteceu no auditório do Conselho de Cultura na última quinta-feira, 27, na presença de autoridades, confrades e amigos.
Paulo Guerra, presidente da Academia Amapaense de Letras, enfatizou o papel fundamental de Cristina Almeida na promoção da cultura amapaense e na valorização da cultura negra.
A homenagem é fruto das ações de fomento e promoção das produções literárias dos escritores negros realizas pela União dos Negros do Amapá (UNA), dentre os trabalhos de valorização da cultura negra durante o Encontro dos Tambores ocorrido em novembro de 2024 no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos.
Cristina Almeida agradeceu a homenagem e destacou a importância do trabalho em equipe e da parceria com a Academia Amapaense de Letras.
“Eu estou muito feliz e honrada em receber essa Moção Honrosa. Quero agradecer ao presidente Paulo Guerra, ao Ricardo Augusto e a todos os confrades que acreditam na transformação social através da produção do conhecimento. Esse reconhecimento é também um estímulo para que continuemos trabalhando juntos para promover a cultura amapaense e valorizar a cultura negra”, ressaltou Cristina.